domingo, 3 de junho de 2012

8º Encontro Estadual da JPMDB reúne 500 jovens e dá arrancada para 2012







A Juventude do PMDB do Rio Grande do Sul reuniu-se em Santa Maria no último dia 02 de junho (sábado) durante todo o dia, no intuito de definir suas bandeiras para a eleição de 2012, e lançar seus 750 candidatos a vereador e 50 candidatos a Prefeito, em todos os municípios do Rio Grande do Sul; mais de 60 municípios se deslocaram até Santa Maria.


O Encontro contou com ilustres participações de convidados da JPMDB-RS, como o Senador Paranaense e líder ideológico do PMDB Roberto Requião e do Presidente Nacional da JPMDB, o carioca Marco Antônio Neves Cabral. Além do Deputado Federal Alceu Moreira, do Sec. Geral do PMDB-RS prefeito João Alberto Machado, da Presidente do PMDB Mulher Eunice Flores, da Vice-Presidente Nacional do PMDB Mulher Regina Perondi, e do Prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer.


Além do lançamento das pré-candidaturas, a Juventude entregou a cada correligionário um exemplar do Plano de Governo do núcleo para os municípios do Rio Grande do Sul. O documento destaca o fato de hoje o Brasil ter a maior população juvenil da história e frisa que os cidadãos entre 16 e 29 anos são economicamente ativos e representam 30% do eleitorado do País. “Estes jovens estão atentos, estudam em média seis anos a mais do que os nossos pais, estão conectados e atuam cada vez mais por meio das redes sociais, transformando protestos em revoluções. É esse público que vamos representar”, enfatizou o presidente estadual da JPMDB, Daniel Kieling. 

Entre as propostas do Plano de Governo estão a criação de conselhos municipais, departamentos e secretarias específicas para atender a população desta faixa etária, e programas para fomentar a qualificação profissional, a cultura, o esporte e a inserção de jovens de baixa renda na universidade. 



Requião abordou a crise mundial e fez críticas ao governo e ao PT


Um dos destaques do encontro da JPMDB em Santa Maria foi a presença do senador paranaense Roberto Requião, que acompanhado pelo prefeito Cezar Schimer, foi recepcionado com energia pelos jovens sob o grito de guerra “Juventude, guerreira, gaúcha e brasileira”. 

Por aproximadamente uma hora, Requião palestrou sobre a atual situação da econômica mundial. Fez um apanhado histórico sobre o tema e os motivos que segundo ele, geraram a atual crise. Em seu discurso, o senador defendeu integração efetiva entre os países do Mercosul e a inclusão da Venezuela neste mercado.

“Precisamos integrar estes mercados, buscar o desenvolvimento comum, fomentar a industrialização e a abertura de fronteiras, pois isso garantirá a nossa sobrevivência. Neste contexto, a Venezuela é fundamental, pois o país é conhecidamente a maior reserva de petróleo do mundo”, justificou Requião. 

O senador ainda fez críticas ao governo federal e ao PT. “ Estão sem ideologia e sem proposta econômica”. Ele acrescentou que um dos graves problemas do Brasil hoje é o que chamou de "processo de desindustrialização". Exemplificando, Requião disse que em 1980 a produção industrial brasileira superava as dos países pertencentes ao grupo dos Tigres Asiáticos, Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura e Taiwan, e que atualmente esse potencial não chega a 15%., em comparação com estes mesmos países.

Outra crítica de Requião se concentrou na falta de investimentos do governo. Ele usou como exemplo a China – um dos países de maior ascensão econômica da atualidade –, que investe cerca de 50% do seu Produto Interno Bruto, enquanto no Brasil esse percentual é de apenas 1%.

Unidade

A unidade, a unificação e a organização da JPMDB gaúcha foram observadas durante as dezenas de pronunciamentos proferidos no 8º Encontro Estadual. Os pré-candidatos que fizeram uso da palavra destacaram a característica guerreira e aglutinadora do núcleo e o papel fundamental da direção em mobilizar e garantir o grande número de pré-candidaturas apresentadas no evento.

O presidente nacional da JPMDB, Marco Antonio Cabral, do Rio de Janeiro, convocou os gaúchos a promoverem fóruns de discussão que irão definir as metas do núcleo até 2016. Sobre 2012, afirmou que os jovens do PMDB irão surpreender o partido positivamente.

André Carús, suplente de vereador de Porto Alegre, afirmou que o espaço de discussão aberto nas fileiras da juventude gaúcha é cenário fértil para a propagação de boas ideias. “Resultado disso é a presença de jovens de mais de 60 municípios do Estado aqui hoje, e a expressiva nominata de candidatos apresentada”, observou.

Posições

Além dos temas pertinentes à atuação partidária e a preparação dos seus quadros para as eleições de 2012, a JPMDB/RS reforçou o seu apoio à reeleição de Cezar Schirmer à prefeitura em Santa Maria, e lançou Roberto Requião como o seu candidato à disputa presidencial de 2014. Outra posição afirmada no encontro foi aprovação de moção pelo fim das coligações em chapas proporcionais. E aprovou o documento Carta de Santa Maria, com as suas posições políticas para a eleição de 2012.

Rebelde, mas com causa

Com poucas palavras, ao encerrar o 8º Encontro Estadual, o prefeito Cezar Schirmer deixou para os jovens a seguinte mensagem: “Sejamos rebeldes enquanto há tempo. Rebelde dentro do partido e fora dele. Mas não rebeldes sem causa, mas a favor de uma pátria digna, justa e feliz”.





Fotos: Larissa Pereira Mayer
Texto: Daniel Kieling e Carla Garcia (coordenadora da Imprensa PMDB-RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário