quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Opinião: Porto Alegre Uma cidade que se moderniza para 2012 e o futuro

Porto Alegre
Uma cidade que se moderniza para 2012 e o futuro



Porto Alegre, definitivamente está ingressando no ritmo das transformações atinentes às grandes metrópoles mundiais. Os recentes empreendimentos, idealizados ao longo do tempo, porém carentes de efetividade, começam a ganhar forma. A população da Capital, em alguns anos, poderá desfrutar de espaços públicos privilegiados e de opções culturais, turísticas e de mobilidade até então inimagináveis. 

Vejamos o exemplo da aposta responsável em alternativas sustentáveis à mobilidade urbana. O anúncio da ciclovia na Avenida Ipiranga, que se soma à ciclofaixa da Orla de Ipanema e às ciclovias da Restinga e Avenida Diário de Notícias, consagra a necessidade de utilização dos meios de transporte alternativos circulando nas vias urbanas. Serão 9,6 km de extensão com segurança e oportunidade aos usuários das bicicletas. Além disso, a aprovação por parte do governo federal, do projeto do Metrô para Porto Alegre, de forma competente elaborado pelo Poder Público Municipal e a conseqüente garantia dos recursos para as obras, respeitam essa orientação. O início das intervenções do Aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto do Trensurb ao terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, bem como o princípio dos estudos para ampliação do mesmo do Centro à Zona Sul, representa mais duas iniciativas nessa direção. 

No mesmo sentido, os processos de revitalização do Cais Mauá e Orla do Guaíba, com respeito à sustentabilidade e preservação ambiental, conciliando desenvolvimento econômico, cultural, turístico e social, redimensionam nossa cidade. O Cais Mauá, após anos de negociação que resultou no entendimento das esferas federal, estadual e municipal finalmente ganha contornos concretos. No mês de novembro, foi entregue pela Prefeitura Municipal o Estudo de Viabilidade Urbanística do projeto de revitalização da área ao consórcio vencedor da licitação para executar o empreendimento. A partir disso, está garantida a celeridade dos outros trâmites necessários à autorização completa, de responsabilidade dos órgãos municipais, para que logo iniciem as obras, devolvendo esta parcela importante da Orla à sociedade. 

O recente anúncio da contratação da Prefeitura Municipal com o escritório Jaime Lerner, urbanista de renome internacional e com notório saber reconhecido, trará um novo conceito ao trecho da Orla do Guaíba que compreende 5,9 km entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada. Toda esta extensão será revitalizada e transformada em um Parque Urbano, para que a população possa utilizá-la de maneira qualificada e modificada. O contrato foi assinado em 16 de dezembro deste ano e terá seu desenvolvimento efetivo já no primeiro semestre de 2012 sob a coordenação do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM). 

E é com foco na sustentabilidade, conscientização e busca de uma cultura de paz que outras ações também merecem destaque. A parceria firmada, através Do Termo de Cooperação celebrado entre as Prefeituras de Porto Alegre e Viamão com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) tem por objetivo elaborar com maior profundidade o Projeto de Revitalização da Bacia do Arroio Dilúvio, com uma clara disposição de recuperar seus 15 km de extensão integrando intervenções voltadas ao saneamento, erosão, inclusão social e educação ambiental. 

Ainda com respeito à qualificação da mobilidade urbana, a abertura do edital para manifestação de interesse entre a Prefeitura Municipal e EPTC, na operação do transporte hidroviário de passageiros entre a Zona Sul e o Centro de Porto Alegre é um importante avanço. Assim como, ainda no mês de agosto, foi publicado outro edital, destinado à manifestação de interesse para implantação de garagens subterrâneas nos espaços públicos. As duas medidas, corroboram com a tese de garantir maior fluidez ao trânsito nas vias urbanas, além de contribuir decisivamente para combater a emissão de gases poluentes na atmosfera, colaborando com uma maior qualidade do ar. 

Por fim, as iniciativas de educação ambiental e para o trânsito tem adquirido relevo importante no cotidiano da cidade. Fruto das ações da SMAM e de uma relação direta com as comunidades, 27% de áreas verdes foram revitalizadas em 2011, desde fevereiro. Este percentual representa a revitalização de 105 praças e a recuperação de 62 que estavam com vegetação e equipamentos prejudicados. A EPTC, por sua vez, implementou a 1ª edição da Semana de Combate à Violência no Trânsito, presente no calendário oficial da cidade, por lei de nossa autoria, em fevereiro de 2011. No mesmo sentido, foram realizadas mais de 300 ações educativas que atingiram cerca de 50 mil pessoas no ano. 

Portanto, muito foi feito em 2011 e há muito por fazer em 2012 e nos anos subeseqüentes. Para o verdadeiro sucesso de todos estes empreendimentos e realizações em andamento, será fundamental a participação da sociedade junto ao Poder Público, no exercício democrático de uma responsabilidade compartilhada, favorável à qualificação e melhorias nos espaços públicos. Acreditamos nisso e estamos engajados, participando ativamente da implementação de todos estes grandes projetos! 

Um grande abraço, 

André Carús 
Secretário Adjunto da SMAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário