terça-feira, 8 de novembro de 2011

Opinião: Política só ela pode transformar

Política só ela pode transformar

O Brasil é um país marcado por sua intensa atividade política ao longo da história, revoluções, democracias, golpes, ditaduras, tudo isso fez parte da construção do país que vivemos hoje, e uma breve análise histórica nos faz chegar a uma singela conclusão: Só a política tem o poder de transformar, de mudar realidades e vidas, de construir sonhos capazes de serem inaugurados como realidade.

Prova cabal dessa teoria, é um estudo de percepção história sobre como se deu a redemocratização do país, o partido que era para ser o partido do “Sim, senhor” uma oposição fraca a ditadura, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) tornou-se verdade o fiel da balança e o único movimento de derrubada real da ditadura.

Assustam-me movimentos que não tem proposta nenhuma de construção democrática, apenas de destruição da e demonização da política, para combater a corrupção o país não precisa de protestos, o país precisa de ação, de mudança na legislação, de uma ação eficaz transformadora, que enfrente as corporações e altere a Lei de Licitações, que faça a opinião pública entender o quanto um CC é mais barato para o cofre público do que um funcionário de carreira, é preciso enfrentar a Lei da Ficha Limpa e fazê-la valer de verdade, não para tirar adversários do caminho, mas para moralizar, se a ditadura caiu, foi porque todos aqueles que queriam mudanças de verdade, entenderam que era no Congresso Nacional que as transformações poderiam ocorrer, e não na guerrilha do Araguaia, ou seqüestrando embaixadores e assaltando bancos, foi no Congresso que conquistamos a Anistia ao presos políticos, no Congresso elegemos Trancedo e convocamos a Constituinte que terminou em eleições diretas, e é no Congresso que podemos mudar o país.

Movimentos moralistas deveriam fundar um partido dos revoltados sem-causa, mas ainda assim um partido, pois os partidos são o meio de chegar ao Congresso, e é no Congresso, que podemos mudar país, faço política partidária ciente de todos os problemas que ela representa hoje, mas tenho o sonho de um dia escrever com minhas próprias mãos uma história de mudança para o meu país! É para isso que sou filiado a um partido político! O meu PMDB tem muitos problemas, é verdade, mas quem não luta, consente e cala, eu luto para melhorar, meu partido, meu país, meus representantes!

*Daniel Kieling
Presidente da Juventude do PMDB do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário